TODOS ESTÃO CONVIDADOS a participar na Extensão do CineEco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo da Serra da Estrela. A ENTRADA, para todas as sessões, É LIVRE.

3.03.2008

Programação Infantil

Nas manhãs de 4 e 11 de Março, às 10h, haverá uma programação especial para crianças do 1º/2º ciclo (maiores de 5 anos) no Teatro Aveirense . CARPA DIEM veio de Itália para a XIII Edição do Cine Eco e seleccionei-o (apesar de, coisa rara, já estar on line). Ganhou uma menção honrosa. São dois minutos para um alerta. Precioso.






Toda a Programação para estas sessões:



1. Discretas Afinidades, de Ana Neves, Portugal (11'35'');
2. O fabrico do Queijo da Serra, de Cátia Brito, Portugal (15');
3. Esta Água que Vos Deixo, de Clube de Audiovisuais da Escola de Abranches Serrão, Seia, Portugal (15') – Menção Honrosa atribuída pelo Júri Internacional;
4. Global WARming, de Kathrin Gnorski, Alemanha (11'40'');
5. Carpa Diem, de Sérgio Cannella, Itália (2') – Menção Honrosa do Júri Especial CineEco em Movimento;
6. Peixe Frito, de Ricardo de Podestá, Brasil (19');
7. Detectives da Água, de David Springbett, Canadá (11'30'') – Prémio Vídeo Não Profissional.



Conteúdos:



1 - DISCRETAS AFINIDADES

Realização> Ana Neves, Portugal, 2005
Produção> Rui Cunha Produções, sob encomenda da Câmara Municipal de Estarreja – Bio Ria
Duração> 11,35 minutos
Categoria> Vida Natural, Educação Ambiental
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> No centro de Portugal pulsa de vida uma das mais importantes e valiosas zonas húmidas do País: a Ria de Aveiro. Um mundo de vida selvagem desejoso de se abrir aos mundos, ou não tivesse esta zona sido declarada reserva ecológica nacional e de protecção especial para aves. A reserva corresponde a cerca de 5000 hectares e é o berço de uma grande diversidade de habitats. O documentário centra-se em Salreu e Canelas e revela a fauna e flora locais. Os espectadores ficarão a conhecer as aves mais representativas deste habitat: garça vermelha ou imperial, garça branca, garça boeira, garça real ou cinzenta, cegonhas, guarda-rios, rouxinol dos caniços; as aves de rapina: milhafre preto, águia de asa redonda, águia sapeira, mocho galego, etc.. Outros animais, como a vaca malhoa ou a lontra também poderão ser observados. Relativamente à flora, salientamos o habitat “Bocage” que se caracteriza pela predominância de salgueiros, os caniçais (que protegem os ninhos das aves) e as folhas de junco. As águas (rio Antuã) são a fonte de alimento. O documentário descreve de forma clara a relação entre todos os elementos do ecossistema e alerta para as ameaças aos seu equilíbrio.

2 – O FABRICO DO QUEIJO DA SERRA
Realização> Cátia Brito, Portugal, 2007
Produção> Universidade da Beira Interior
Duração> 14 minutos
Categoria> Antropologia Ambiental, Educação Ambiental, Vídeo Não Profissional
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> O Queijo da Serra da Estrela é uma das iguarias mais apreciadas da região e um símbolo da gastronomia portuguesa. Antes de chegar às nossas casas sofre um longo processo de concepção. Qual o segredo para tão apreciado paladar? Quais as diferenças entre fabrico artesanal e industrial?


3 – ESTA ÁGUA QUE VOS DEIXO
Realização> Clube de Audiovisuais da Escola Abranches Ferrão (CAEAF), Portugal, 2006
Produção> CAEAF
Duração> 16 minutos
Categoria> Água, Educação Ambiental, Vídeo Não Profissional
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> Quatro alunos da Escola sobem à Torre (Serra da Estrela) para seguir o percurso da água desde o ponto mais alto de Portugal Continental até ao Vale de Seia. Vão descobrir de onde vem a água que chega a nossas casas e o que lhe acontece depois de ser utilizada por nós.


4 – GLOBAL WARning (Aquecimento/Guerra global)

Realização> Kathrin Gnorski, Alemanha, 2006
Produção> Kath Production
Duração> 11,40 minutos
Categoria> Educação Ambiental, Cinema de Animação
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> Dois bonecos de neve têm uma discussão absurda debaixo de um sol abrasador, sem se aperceberem de que o Sol é o seu maior inimigo.



5 – CARPA DIEM
Realização> Sérgio Canella, Itália, 2006
Produção> Amap
Duração> 2 minutos
Categoria> Água, Educação Ambiental
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para um peixe (uma carpa) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório correr. Um desperdício de água que se pode vir a tornar uma tragédia... para a carpa. Será que a menina vai agir a tempo de salvar o seu amigo peixe?


6 – PEIXE FRITO

Realização> Ricardo de Podestá, Brasil, 2005
Produção> Cesar Kiss
Duração> 19 minutos
Categoria> Educação Ambiental, Cinema de Animação
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> Um avô ensina o seu neto a pescar e, a partir daí, peixes, gaivotas e anzóis misturam-se numa verídica história de pescador. Animais (peixe palhaço bebé, tartaruga) são humanizados É um filme de animação que visa sensibilizar sobre a pesca de espécies que ainda não atingiram a maturidade.


7 – DETECTIVES DA ÁGUA
Realização> David Springbett, Canadá, 2007
Produção> Tracey Friesen (National Film Board of Canada)
Duração> 11,30 minutos
Categoria> Água, Educação Ambiental
Público alvo> Todos os públicos
Sinopse> Em Matamoros, uma localidade mexicana onde vivem cerca de 500 mil habitantes, um severo corte na quantidade de água disponível levou à definição de uma nova cultura sobre a água. A cidade toma a decisão de colocar crianças – estudantes da 4ª classe ao 7º ano – a tentar mudar as atitudes e hábitos dos adultos. São eles os novos “detectives da água”.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker